Supervisão Clínica
Supervisão Clínica
O que é?
A supervisão é um lugar de elaboração de saber do analista: antes, durante, e depois de cada encontro com o supervisor. O próprio ato de marcar uma supervisão já desencadeia a elaboração de saber: a retomada do “caso”, o recolhimento dos dados históricos, transferenciais e fantasísticos, os relatos dos sonhos etc, como estamos sempre vendo em nossa prática clínica. O momento de supervisão não é uma aula, o supervisor não está no lugar de mestre, nem no lugar do professor. Antes ele é o momento de elaboração de saber e de confronto com a elaboração de outro analista, não como uma prova ou exame, mas de confrontação de sua pertinência e coerência sob a prova da clínica. A supervisão não é uma sucessão de encontros, mas sim um processo.
A importância da Supervisão é sempre enfatizada, considerada como um dos pilares da formação do psicanalista, junto à análise pessoal e aos estudos teóricos da Psicanálise. Esses três itens formam o chamado tripé da transmissão da Psicanálise.
Na atualidade, podemos observar três formas de supervisão: a supervisão como uma parte do processo analítico empreendida por outro analista, a supervisão com o próprio analista e a supervisão centrada no caso e no seu manejo clínico, onde se favorece a escuta. Nesse último modelo, quando aparecem questões pessoais do analista em relação a seu cliente, ele é encorajado pelo supervisor a procurar seu próprio analista para reelaborar os pontos que revelam sua dificuldade ou impedimento na escuta.
Texto “Sobre a supervisão” de: Eliana Rodrigues Pereira Mendes Psicóloga. Psicanalista. Presidente do CPMG nos biênios: 1997/1999 e 2011/2013.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/reverso/v34n64/v34n64a07.pdf
A quem se destina?
A psicólogos e psicanalistas que tem um compromisso com o sigilo profissional e estão em contínua formação e atendem pacientes na clínica.
Supervisão Individual
Realizada unicamente entre o profissional e sua supervisora
Ponto positivo: a reflexão a cerca de mais de um paciente no mês.
Frequência: Semanal
Duração: 1 hora
Como: Apresentação de caso clínico.
Organização: A supervisora costuma entregar, com o prazo de uma semana após a supervisão, uma síntese do caso e das reflexões geradas no processo.
Disponibilidade de horários e valores: Enviar mensagem via contatos aqui
Local: On-line ou presencial, no consultório da supervisora, dependendo da disponibilidade de ambos.
Supervisão em Grupo
Realizada em um grupo de até 4 profissionais
Ponto positivo: Se beneficiar da escuta do grupo a cerca de seu paciente e do acompanhamento de outros casos clínicos.
Frequência: Semanal com revezamento dos profissionais na apresentação do caso clínico
Duração: 1 hora e meia
Como: apresentação de caso clínico
Organização: A supervisora costuma entregar, com o prazo de uma semana após a supervisão, uma síntese do caso e das reflexões geradas no processo.
Disponibilidade de horários e valores: Enviar mensagem via contatos aqui
Local: On-line ou presencial, no consultório da supervisora, dependendo da disponibilidade do grupo.
Supervisões em Andamento
GRUPO 1 – Sexta das 15 às 16h Aberto
GRUPO 2 – Terça-feira: das 09 às 10h Aberto
GRUPO 3 – Quintas-feiras: das 17 às 18h. Aberto
INTERESSE: Caso haja interesse em participar de algum horário específico que não esteja disponível, é possível aguardar na fila de espera.
Caso haja interesse de participar com seu grupo formado (mínimo de 4 profissionais) envie a disponibilidade de horário do grupo através do formulário abaixo: