O que é a transgeracionalidade?

Você sabia que alguns sintomas, crenças, repetições podem aparecer em sua vida, mas pertencerem a história de seus pais ou até mesmo avós? Sim, isso o que você sente e vive pode nem ser seu. Você pode ser aquela pessoa que, inconscientemente, denuncia, carrega ou expõe algo que ficou silenciado em sua família por muitos anos por algum motivo. Trata-se de conteúdos não ditos, não elaborados, congelados no tempo a espera de que alguém o lembre, o evidencie.

A psicanálise, além de trabalhar o mundo intrapsíquico (a interação entre as instâncias dentro da mente do sujeito) e o interpsíquico (que ocorre nas relações que o sujeito estabelece) também se preocupará com a Transmissão psíquica (aquilo que é transmitido, de forma estruturante e saudável ou patológica de uma geração para outra. na história do sujeito. Aquilo que está além dele.

Dentro do que é transmitido psiquicamente podemos falar em Herança intergeracional e herança transgeracional. 

A herança intergeracional (Estruturante e saudável) é um trabalho psíquico de elaboração que diz respeito ao sujeito e ao grupo, favorecendo as transformações e conduzindo a uma diferenciação, a uma evolução entre o que é transmitido e o que é herdado. Esse trabalho permite que cada geração se situe em relação às outras, percebendo e respeitando as diferenças.

A herança transgeracional (pode levar à patologia) é uma transmissão psíquica inconsciente entre gerações. Relaciona-se a segredos ou traumas familiares que ocorrem em uma dada geração que permanecem conservadas e enterradas no mundo psíquico sem acesso à consciência. Em gerações seguintes, observam-se manifestações emocionais decorrentes daquele passado familiar, sem que os sujeitos da nova geração tenham conhecimento do ocorrido ou sequer convívio com os antepassados. São mandatos inconscientes que se transmitem de geração em geração com passagem direta e sem elaboração.

 

Referência: Dicionário de Psicanálise de Casal e Família – Organizadores: Ruth Blay Levisky, Maria Luiza Dias, Davi Léo Levisky – ed. Blucher, 2021.

Acessar Painel